RCC Tocantins
05/11/2013 - 08h56m

Ministério de Promoção Humana a serviço do próximo

RCCBRASIL 

â??Perde o teu dinheiro em favor do teu irmão e de teu amigo; não o escondas debaixo de uma pedra para ficar perdido. Gasta o teu tesouro segundo o preceito do Altíssimo, e isso te aproveitará mais do que o ouro.â? (Eclo 29, 13-14).

A missão do Ministério de Promoção Humana na Renovação Carismática Católica é despertar nas mentes e nos corações dos cristãos católicos a consciência da necessidade urgente de ver no irmão, carente e necessitado, a presença viva de Deus.

Tal missão é da vontade do Senhor Jesus, pois nas Sagradas Escrituras pode-se vislumbrar esta verdade quando se lê na Carta de São Paulo aos Efésios (2, 8-10) que â??é gratuitamente que fomos salvos mediante a fé. Isto não provém de nossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemosâ?.

Portanto, é da vontade de Deus que se vivencie a caridade e, consequentemente, se colabore na libertação de irmãos aprisionados em seus sofrimentos.

Para isso, torna-se necessário que todo trabalho a ser desenvolvido seja em unidade com a Igreja, buscando no amor o vínculo desta mesma unidade, consciente da pertença ao Corpo Místico como membro ativo, cuja cabeça é Cristo, tendo no Espírito Santo a fonte que une a todos.

Convém lembrar que a unidade não exclui a diversidade de dons e carismas, considerando sempre que aquilo que une os filhos de Deus é mais forte do que aquilo que os separa.

Em razão da índole secular dos fiéis leigos, como membros do Corpo Místico de Cristo, estes têm a missão de tornar a Igreja presente e operosa em lugares e circunstâncias onde apenas eles podem chegar como participantes no múnus sacerdotal, profético e real de Jesus Cristo, executando as suas tarefas como SERVOS, a exemplo do Filho do Homem que não veio para ser servido, mas para servir.

O Servo, como Agente de Promoção Humana, encontra nas bem-aventuranças a imagem perfeita e verdadeira do Servo por excelência, Jesus Cristo.

A vontade de Deus para todo servo é a sua santificação, devendo buscá-la constantemente através dos meios apresentados pela Igreja para se chegar a esta santidade, espelhando-se na â??lei fundamental da perfeição humanaâ? e, portanto, na transformação do mundo por meio do ativo serviço fraterno.

â??Façamos o homem à nossa imagem e semelhançaâ? (Gn 1, 26a). Diante dessa Palavra, o ativo serviço fraterno tem como objetivo a promoção do homem todo e de todo o homem, buscando resgatar e restaurar nele a imagem e semelhança de Deus perdida em razão do pecado.

O trabalho de Promoção Humana deve ser espelhado na missão salvífica de Jesus Cristo, quando diz que: â??O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.â? (Lc 4,18-19; Is 61, 1s).

O verdadeiro trabalho de Promoção Humana deve englobar todas as dimensões da vida do homem, atingindo o campo social, político e religioso.

Portanto, o trabalho promocional não deve ser assistencialista, mas sim evangelizador e, portanto, libertador, levando o homem marginalizado a descobrir sua dignidade de filho de Deus e buscar, a partir daí, sua própria libertação até chegar à promoção humana propriamente dita.

 

Trecho retirado do novo material de Formação do Ministério de Promoção Humana. Os dois módulos da apostila â??Formação de agentes de Promoção Humanaâ? estão disponíveis no site da Editora RCCBRASIL.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/tM

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.