RCC Tocantins
18/02/2008 - 00h00m

Jejum: Um Grande passo para a Santidade!

 

   A quaresma é um tempo especial de conversão e adesão à vontade de Deus.

  Durante a Quaresma a Igreja, fundamentada na Sagrada Escritura, nos convida de uma maneira toda especial à prática do Jejum, da Oração e da Caridade.(cfe Mateus 6,1-6. 16-18). Pois a prática do jejum e da abstinência nos foram ensinadas por inúmeras passagens da Escritura, mas principalmente pelo exemplo divino de Jesus que jejuou no deserto durante 40 dias seguidos, como contam os Evangelhos.  

 

  Ao analisarmos estes três caminhos a serem trilhados rumo a Santidade, facilmente percebemos a importância da Oração e da Caridade, mas em muitos corações brotam vários questionamentos a respeito do Jejum, como por exemplo: Como o Jejum pode ajudar a me santificar? Como a abstinência de determinados alimentos ou de determinadas atitudes pode me ajudar a trilhar um caminho de santidade?  

 

  Podemos dizer que a abstinência de determinados alimentos ou de determinadas atitudes são apenas pequenos instrumentos para algo ainda maior, ou melhor, podemos afirmar que o jejum de alimentos e outras espécies de jejum servem de suportes para a Santidade, como nos ensina Santa Terezinha do Menino Jesus, que é extremamente equilibrada e sábia nessa questão. Procure seguir a chamada "pequena via" de Santa Teresinha, que consiste em fazer pequenos sacrifícios que não nos trazem tentações de orgulho. Ofereça as dificuldades pequenas que ocorrem no dia a dia: suportar uma colega de trabalho, agüentar uma crítica injusta, deixar de lado uma guloseima, fazer sem reclamar um pequeno favor que se nos pede, etc.

   Jesus disse: “Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes”.(Lucas 16, 10). Ora, se eu não consigo fazer um pequeno jejum, como farei um grande jejum? Mas, se eu consigo renunciar a pequenos desejos, poderei renunciar a grandes desejos, me disciplinando para o verdadeiro jejum, para o jejum que necessitamos fazer e que é tão desejado por Deus: O Jejum do Pecado!  

 

  Nós somos mais fortes que os nossos desejos. Tomemos posse de toda Graça e Força do Alto. E que pela ação do Espírito Santo possamos renunciar a todo mal que esteja nos envolvendo.

   Com Jesus tudo se torna possível, através das renuncias constantes alcançaremos a verdadeira felicidade, podendo assim encontrar a força que nos leva a Santidade.

 Maria, Mãe da Santidade,  rogai por nós e nos ensine a sermos Santos!

 

 

  Welson Costa Santana

Ministério de Pregação RCC-TO

 

 

 

 

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/lH

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.