RCC Tocantins
03/12/2007 - 00h00m

Homilia de Dom Heriberto Hermes na abertura do 8° Congresso Estadual da RCC Tocantins

 

Na Celebração da festa de Santo André, Dom Heriberto Hermes, Bispo da Prelazia de Cristalândia, falou sobre a vida de André, discípulo de S. João Batista. Foi convidado juntamente com seu irmão Pedro a deixar tudo e a seguir Jesus.

André é modelo de discípulo e missionário, pois encontrou Jesus, ficou com ele, conheceu, amou, e imediatamente saiu ao anúncio de Jesus a Pedro (verdadeiro missionário) e em seguida, levou-o para também conhecer e viver com Jesus. Não fez como algumas pessoas que se consideram “donas de Jesus”. Ninguém é dono de Jesus, nós devemos ser como André, devemos levar aos outros a Jesus, pelo nosso testemunho!

Jesus de Nazaré, filho de Deus encarnado, perfeito Deus, perfeito Homem. Concebido do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, cheio do Espírito Santo, ungido e impulsionado por Ele. Não veio para condenar nem desprezar a natureza humana, mas, ao contrário, para santificar e até “divinizar” a humanidade!

O Bispo também falou da contribuição da RCC na missão de trazer o povo de volta a Igreja e a vivência da teologia do Espírito Santo. O Pai é lembrado como Criador, o Filho como redentor, mas até o ponto de esquecer que Eles enviaram o Espírito Santo, o Santificador, que atua em nós, na Igreja e no mundo. Quando não se destaca a atuação do Espírito Santo na Igreja, vive-se uma teologia incompleta. O papel do Espírito Santo, agindo primeiro no Sacramento do Batismo, nos concebe no seio da Igreja, nos enche com sua graça, nos santifica, nos envia como fez com Jesus de Nazaré e nos configura como filhos e filhas de Deus.

As boas obras, os louvores, orações, confissões e comunhões não acrescentam absolutamente nada a Deus. Como também nossos pecados, más obras, blasfêmias, nada atingem a Deus, porque Deus é infinitamente perfeito, é imutável!

Nossas boas obras nos ajudam, e mostram a graça de Deus agindo e nós. Somos instrumentos de sua bondade e generosidade para com nossos irmãos, construtores do seu Reino no meio de nós e continuadores da missão do seu Filho Encarnado, ungidos e enviados pelo Espírito Santo.

Finalizou sua homilia, dizendo que fomos criados para conhecer, amar e servir a Deus construindo o Reino d’Ele aqui na terra, para sermos eternamente felizes com Ele em seu reino definitivo.


Ellen Sousa
Equipe de comunicação do VIII Congresso da RCC do Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/lt

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.