RCC Tocantins
17/01/2009 - 12h53m

Ã? hora dos leigos aceitarem sua vocação na Igreja e na sociedade

 
O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, legado pontifício no VI Encontro Mundial das Famílias, na Cidade do México, recebeu ontem os membros da Conferência Episcopal do país, e em seu discurso, afirmou que a humanidade é fundada na diferença sexual.

"Na comunhão de vida que é o matrimônio, a diferença sexual entre o homem e a mulher, e o chamado ao amor que Deus colocou em seus corações encontram a própria razão de ser", disse, acrescentando que "o vínculo do dom matrimonial, feito de ternura, respeito e dedicação responsável é o âmbito natural no qual a vida humana é concebida, acolhida e protegida. Por isso, agir pelo bem da família, nascida do matrimônio entre um homem e uma mulher, significa lutar pelo bem do ser humano e da sociedade".

Ao destacar a importância que a Igreja atribui à família, como "célula fundamental da sociedade", o Cardeal transmitiu antes de tudo a saudação carinhosa do Sucessor de Pedro, e sua proximidade espiritual.

O Papa conhece bem a vitalidade e o dinamismo da Igreja no México; e a dedicação e devoção de todos os seus integrantes, pastores e fiéis, à causa do Evangelho; assim como a fidelidade e o fervor de seu amor pela Virgem e sua união com o Romano Pontífice".

Em seguida, o Cardeal Berone se referiu a um dos temas mais debatidos na última reunião da Assembléia Plenária do episcopado mexicano, em novembro passado: a necessidade de dar impulso a um novo e corajoso protagonismo dos leigos.

"Sem dúvida, disse o secretário de Estado, os tempos amadureceram; é hora dos leigos aceitarem plenamente sua vocação na Igreja e na sociedade. Ainda mais se considerarmos que as atuais circunstâncias e o andamento do mundo em geral requerem um apostolado secular mais intenso, pleno de zelo e de amor por Deus".

O VI Congresso das Famílias no México, promovido pelo Pontifício Conselho para a Família, se encerra amanhã com uma mensagem do Papa Bento XVI através em conexão direta, ao vivo, do Vaticano. A missa solene será presidida pelo Cardeal Bertone na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, e incluirá a renovação dos compromissos matrimoniais. Está prevista a participação de um milhão de fiéis, além dos que a acompanharão por rádio e TV.

Hoje à tarde, haverá a festa dos testemunhos das famílias, manifestações artísticas, e a consagração das famílias católicas e não-católicas, a Nossa Senhora de Guadalupe.

Fonte: Rádio Vaticano

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/bN

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.