RCC Tocantins
06/08/2007 - 00h00m

Carta de Dom Alberto Taveira à juventude

 
Durante o XXVI Congresso Nacional da RCC, Dom Alberto Taveira convidou os jovens presentes a darem um passo na fé e se apresentarem no altar do Senhor para um discernimento vocacional mais profundo. Milhares de jovens responderam ao chamado do arcebispo de Palmas, num dos momentos mais marcantes do congresso.

Todos aqueles jovens foram cadastrados para que cada um seja acompanhado individualmente. Para estes, Dom Alberto Taveira endereça a seguinte carta.

Palmas, 1º de agosto de 2007

Caríssimo irmão,
Caríssima irmã,

Em nome do Senhor, que passa amando e chamando, quero reconhecer o valor de sua resposta tão rápida ao apelo missionário. Deus abençoe
o processo de discernimento que agora se inicia em sua vida. Tomo a liberdade de sugerir-lhe alguns passos a serem percorridos:

1. O primeiro é a sua perseverança na Renovação Carismática Católica, sobretudo no Grupo de Oração, que é o coração da experiência suscitada
pelo Espírito na Igreja nos últimos quarenta anos. Sugiro que os grupos de oração dediquem um dos encontros por mês para rezar pelo discernimento vocacional de seus membros.

2. Desde já, torne-se apóstolo ou apóstola da Efusão do Espírito Santo. A vida missionária começa hoje!

3. Escreva para os responsáveis da Renovação Carismática Católica de sua Diocese, manifestando sua disponibilidade para as ações missionárias já programadas, que serão sempre realizadas em comunhão com o Bispo.

4. Em sua Diocese existe certamente uma Equipe de Pastoral Vocacional, que você deve procurar para participar dos Encontros Vocacionais.

5. É muito importante que você tenha um bom Diretor Espiritual. Procure um Sacerdote seguro na doutrina e que dê um bom testemunho de vida.

6. Mantenha uma correspondência freqüente com o Escritório Nacional da RCC, que encaminhará seu processo de discernimento a pessoas preparadas para o necessário acompanhamento. Não desejamos que nenhum se perca!

Como estamos no mês das vocações, aproveito para recordar algumas datas que poderão ajudar a todas as pessoas interessadas no processo de discernimento do chamado de Deus. Todo o mês é visto como um tempo especial de florescimento do chamado de Deus. Sabemos que não existe cristão sem vocação, pois Deus tem um olhar especial de amor para todos os seus filhos e filhas!

No dia 4 de agosto, São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, é o padroeiro
dos Párocos e dos demais sacerdotes. Seu exemplo conduza nossos padres à santidade e fidelidade ao ministério que lhe foi confiado e abra os corações, especialmente dos jovens e adolescentes, ao chamado de Deus.

No dia 10 de agosto, São Lourenço, Diácono e Mártir, nos abra a perspectiva para uma renovada valorização da vocação diaconal. Há muitos que são chamados ao diaconado permanente, instituído em muitas Dioceses, com o qual homens casados recebem o Sacramento da Ordem para o serviço da Palavra, do Altar e da Caridade.

A Virgem Maria, em sua Assunção, neste ano celebrada no dia 19 de
agosto, ilumina todas as vocações masculinas e femininas de vida religiosa e das Comunidades de Vida Evangélica. Nossa Igreja descobre, a cada dia, que há lugar para todos e que Deus continua chamando.

O dia dos Pais, celebrado neste ano no dia 12 de agosto, nos conduz à
Semana da Família. Trata-se aqui da maravilhosa vocação ao matrimônio. E não poucos jovens querem hoje vivê-la conduzidos pelo dom do Espírito, assumindo a tarefa de novas e santas famílias missionárias. Muitos casais encontraram uma estrada de consagração missionária nas Comunidades Novas, outro caminho que se abre na Igreja.

O último domingo de agosto, dia 26, é o dia do Catequista. Ao lado desse
ministério, quantos outros florescem na Igreja, possibilitando a tantas pessoas descobrirem seu lugar de serviço.

A raiz de todo o chamado é a graça batismal, que nos faz participantes do
sacerdócio real de Cristo, unge-nos com a vocação profética e nos abre o caminho para a vida na caridade.

Qual é o seu lugar?

De minha parte, asseguro-lhe minhas orações pela sua vida e sua resposta!

Deus abençoe sua vida e seu discernimento.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Palmas
Assistente em nome da CNBB para o Conselho Nacional da RCC

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kD

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.