RCC Tocantins
18/09/2007 - 00h00m

Carta a um ateu

 

Caro amigo: Seu nome não importa agora, mas você existe e veio a esse mundo por razões concretas que só a Razão pode justificar. É a sina da vida, a grande incógnita dos que um dia se perguntaram: por que vivo? Por que eu e não outro, o vencedor na corrida da fecundação? Começo questionando. Afinal, a vida é um grande ponto de interrogação. Você acredita na inexistência de Deus e eu defendo sua ação e presença como verdade essencial entre os mistérios que nos cercam. Sua fé toca a lógica da matéria. A minha transcende esse mundo físico e real. Onde está a verdade?

Eis a pergunta sem resposta. A mesma que o algoz de Cristo lhe fez pouco antes de entregá-lo à condenação fatal: “O que é a Verdade?” (Jo 18,38). Pilatos, impaciente, saiu de cena, sem esperar pela resposta que, possivelmente, aquele condenado lhe daria. Portanto, a ausência da resposta se deu pela impaciência do interlocutor, no caso um representante dos poderes humanos. A mesma impaciência que hoje governa a ansiedade de muitos em buscar respostas claras e sucintas para os mistérios que cerceiam suas existências. Afinal, o que é a Verdade?

Você estabelece como justificativa de aproximação seu primoroso zelo pela verdade. Você defende, em especial, aquela que rege seus conceitos e circunda a maravilhosa odisséia da Ciência, guardiã das doutrinas humanas. Admiro essa virtude, característica presente nos que amam a autenticidade e a coerência. Mas, infelizmente, você fecha suas portas, vira as costas, sai do recinto que põe em julgamento nossa fé. “Não é meu objetivo estabelecer um diálogo ou aguardar sua resposta” – diz você.

No entanto, você anseia por uma resposta. Senão minha, ao menos para as questões que nos afligem. Sim, porque ateu e crente alimentam suas convicções na constante busca de argumentos que justifiquem seus pontos de vista. A bem da verdade, admiro sua fé. Oxalá tivéssemos mais cristãos empenhados em testemunhar a própria fé à luz da coerência e ação de muitos que se dizem agnósticos! O que não se admite é o fanatismo, tanto de um quanto de outro, pois esse radicaliza e cega. O mundo precisa de mais sensatez, respeito e tolerância. Assim encontraremos respostas aos nossos dilemas.

Esse é o contexto que nos une. Citações extraídas desse ou daquele autor, ditas ou não em momentos de inspiração ou por pura “brincadeira” com as palavras (fonte da criação humana), terão sempre um peso sobre contextos divergentes. Portanto, toda afirmativa há de ser um reflexo daquilo que alimenta nosso intelecto, a maneira como encaramos o mundo que nos cerca. Não julgo para não ser julgado, mas ouso ponderar: o ser humano é o único animal capaz de levantar questões. E se divide em defesa das próprias convicções. O que é isso senão a insaciável busca por respostas?

Se for para citar grandes pensadores, nada mais oportuno que o nome de Albert Einstein. “O grande problema da humanidade não está no domínio das Ciências, mas no domínio dos corações e mentes” – disse com cabal competência. Ele, que decifrou o enigma da Relatividade, que assombrou o mundo com a clareza de suas teorias, mas que morreu sem concluir a Teoria do Tudo, a fusão entre o micro e o macro. Porém não escondeu sua fé, ao dizer: “Deus é Tudo, a Razão e a Causa”. Já Pierre Teilhard, sacerdote jesuíta criticado pelos místicos e pelos cientistas de sua época, deixou-nos uma obra inspirada na perspectiva evolucionista. Nem por isso esmoreceu em sua fé. A crença em Deus era sua divisa: “De fogo é sua energia e celeste sua origem”.

Não é meu objetivo converte-lo à fé que me move. Antes um bom ateu do que um mal cristão. Essa é a verdade que nos acalenta diante dos enigmas. Não um sonho, não uma ilusão, mas um caminho possível, reconfortante. Não saia de cena. Não deixe de se questionar. Talvez um dia a ciência e religião, juntas, poderão entender a resposta daquele que ousaram condenar: a Verdade é Vida, é DEUS. 

Wagner Pedro Menezes

wagner@meac.com.br

Fonte: Catolicanet


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/la

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.