RCC Tocantins
14/05/2007 - 00h00m

Bento XVI: «Sois os protagonistas do destino das vossas Nações»

 
Por ocasião da oração do Regina Caeli

APARECIDA (ZENIT.org).- Publicamos a seguir a saudação de Bento XVI, na manhã deste domingo, por ocasião da oração do Regina Caeli, celebrada ao final da missa de abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (Conferência de Aparecida), na cidade de Aparecida, Brasil.


* * *

Caríssimos Irmãos e Irmãs:

Saúdo com muito afeto a todos vós que viestes dos quatro cantos do Brasil, da América Latina e do Caribe, bem como aos que me escutam pela Rádio ou pela Televisão. Durante a celebração da Santa Missa, invoquei o Espírito Santo pedindo pelos frutos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe que, dentro de pouco, terei a ocasião de inaugurar. Peço a todos que rezem pelos frutos desta grande assembléia, que abre de esperança o futuro da família latino-americana. Sois os protagonistas do destino das vossas Nações. Que Deus vos abençoe e vos acompanhe!

[Em espanhol:]
Saúdo com afeto os Grupos e Comunidades de língua espanhola aqui presentes, assim como a todos os que a partir da Espanha e Latino-Americana se unem espiritualmente e esta celebração. Que a Virgem Maria vos ajude a manter viva a chama da fé, o amor e a concórdia, para que mediante o testemunho de vossa vida e a fidelidade a vossa vocação de batizados sejais luz e esperança da humanidade. Peçamos também para a celebração desta Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe produza abundantes frutos de autêntica renovação espiritual e de incansável evangelização. Que Deus vos abençoe!

[Em inglês:]
Eu calorosamente saúdo todos os grupos anglo-falantes hoje presentes. As famílias se situam no coração da missão e evangelização da Igreja, pois é no lar que primeiro nossa vida de fé é expressada e ensinada. Pais, vós sois as primeiras testemunhas da verdade e dos valores de nossa fé a seus filhos; orem juntos e para seus filhos; os ensinem, com seus exemplos de fidelidade e alegria! Realmente, cada discípulo que estimula pelas palavras e dá forças pelo sacramento é chamado para a missão. É um dever ao qual nenhum deve se intimidar, pois nada é mais bonito que conhecer Cristo e de apresentá-lo aos demais! Que Nossa Senhora de Guadalupe seja vosso modelo e guia.
Deus vos abençoe!

[Em Francês:]
Caras famílias e grupos de língua francesa, saúdo-vos de todo o coração, vós que viveis no Continente sul-americano, principalmente no Haiti, na Guiana Francesa e nas Antilhas. Esforçai-vos sobretudo por edificar, entre todos, uma sociedade sempre mais solidária e mais fraternal, com a preocupação de revelar aos jovens a grandeza dos valores familiares.

[Novamente em Português:]
Recorre hoje o nonagésimo aniversário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Com o seu veemente apelo à conversão e à penitência é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. Vamos pedir à Mãe da Igreja, Ela que conhece os sofrimentos e as esperanças da humanidade, que proteja nossos lares e nossas comunidades. Saúdo especialmente as mães, que hoje celebram o seu dia. Deus vos abençoe.

De modo especial Lhe confiamos aqueles povos e nações que têm particular necessidade, e o fazemos na certeza de que não desprezará as súplicas que com filial devoção Lhe dirigimos. Penso especialmente naqueles irmãos e irmãs que padecem a fome e, por isso, desejo recordar a «A Marcha contra a fome» promovida pelo Programa Alimentar Mundial, organismo das Nações Unidas encarregado da ajuda alimentar. Esta iniciativa acontece hoje em numerosas cidades do mundo, entre as quais aqui no Brasil, em Ribeirão Preto.

Nossas preces vão dirigidas também à Comunidade afro-brasileira que comemora neste domingo a abolição da escravatura no Brasil. Possa essa recordação estimular a consciência evangelizadora desta realidade sócio-cultural de grande importância na Terra da Santa Cruz.

[Tradução dos trechos em espanhol, inglês e francês realizada por Zenit.
© Copyright 2007 - Libreria Editrice Vaticana]

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jn

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.