RCC Tocantins
16/04/2007 - 00h00m

Bento XVI: palavras 'Jesus, em vós confio' resumem fé do cristão

 
Queridos irmãos e irmãs!

A todos vós renovo o desejo de uma feliz Páscoa no domingo que conclui a Oitava e é tradicionalmente chamado «in Albis». Por vontade do meu venerado predecessor, o Servo de Deus João Paulo II, que morrei precisamente depois das primeiras Vésperas da Festividade, este domingo também está dedicado à Divina Misericórdia. Em tão especial festa, celebrei nesta manhã, na Praça de São Pedro, uma Santa Missa acompanhado de cardeais, bispos e sacerdotes, de fiéis de Roma e de muitos peregrinos que quiseram unir-se ao Papa na véspera dos seus 80 anos. A todos renovo, desde o fundo do coração, meu agradecimento mais sincero, que estendo a toda a Igreja, a qual, como uma verdadeira família, especialmente nestes dias, me cerca de afeto.

Este domingo -- como dizia -- conclui a semana, ou mais propriamente, a «Oitava» da Páscoa, que a liturgia considera como um único dia: «o dia que o Senhor fez para nós» (Salmo 117, 24). Não é um tempo cronológico, mas espiritual, que Deus abriu na estrutura dos dias quando ressuscitou Cristo dentre os mortos. O Espírito Criador, infundindo a vida nova e eterna no corpo sepultado de Jesus de Nazaré, levou a cumprimento a obra da criação dando origem a uma «primícia»: primícia de uma humanidade nova que ao mesmo tempo é primícia de um mundo novo e de uma nova era. Esta renovação do mundo pode ser resumida em uma palavra: a mesma que Jesus ressuscitado pronunciou como saudação e como anúncio de sua vitória aos discípulos: «A paz esteja convosco!» (Lc 24, 36; Jo 20, 19.21.26). A Paz é um dom que Cristo deixou aos seus amigos (Jo 14, 27) como bênção destinada a todos os homens e a todos os povos. Não a paz segundo a mentalidade do «mundo», como equilíbrio de forças, mas uma realidade nova, fruto do Amor de Deus, de sua Misericórdia. É a paz que Jesus Cristo ganhou pelo preço de seu Sangue e que comunica a todos aqueles que confiam n’Ele. «Jesus, em vós confio»: nestas palavras se resume a fé do cristão, que é fé na onipotência do Amor misericordioso de Deus.

Queridos irmãos e irmãs: enquanto vos agradeço novamente por vossa proximidade espiritual por ocasião do meu aniversário e do aniversário de minha eleição como sucessor de Pedro, vos confio a Maria Mater Misericordiae, Mãe de Jesus, que é a encarnação da Divina Misericórdia. Com sua ajuda, deixemo-nos renovar pelo Espírito para cooperar na obra de paz que Deus está cumprindo no mundo e que não faz barulho, mas se realiza nos inúmeros gestos de caridades de todos os seus filhos.


[Tradução realizada por Zenit.
© Copyright 2007 - Libreria Editrice Vaticana]

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/iJ

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.