O Espírito Santo e a Libertação por Pe. José Comblin (Vozes,1988)
No 2: "Experiências do Espírito Santo na América Latina", págs 37-52 (resumo)
A Experiência do Espírito Santo converte e transforma
`) Experiência do Espírito Santo na AÇÃO: Tomar consciência de si. Construir-se
como sujeito, expressar-se
a) Desde sempre os pobres da América Latina:
1-Não agem por si – são mandados, obedecem
2-São submissos, escravos
3-Nunca foram sujeitos, atores livres
b) De repente começam a agir, descobrem que são "gente" capazes de agir, capazes
de querer e buscar fins, real-izar objetivos, concretizar seus sonhos – LIVRES
c) Organizam CEBs – um agir COMUNITÁRIO
2) Experiência do Espírito Santo na LIBERDADE
a) Séculos de escravidão, opressão
1- Vulneráveis ) indústria da seca, indústria das enchentes, pragas, epedemias
2-Sem defesa ) hidro-agro-negócio, violência policial, manipulação política,
b) Comunidades eclesiais
1-Libertacão não é algo "recebido" de alguém – por exemplo do governo, de
algum grupo revolucionário, etc.
2- É algo que as pessoas e comunidades têm que CONSTRUIR, CONQUISTAR
– é AUTO-LIBERTAÇÃO
3- Os mártires sabem muito bem disso. Sabem que eles são MAIS LIVRES do
que seus perseguidores, torturadores, assassinos!
4- Parece incrível, mas os escravos são CÚMPLICES dos "senhores", porque
ACEITAM ser escravizados! Seu medo é um tipo de covardia. Sacrificam
sua liberdade, sua dignidade, seus direitos, para sofrer menos, para não mor-
rer. Quem se vende é um traidor.... ( donos da terra, políticos, "doutores" –
dominam, "compram", co-optam)
c) Libertar-se é levantar a cabeça, recuperar a dignidade, ser igual e até MORAL-
MENTE SUPERIOR!
c) Libertar-se até de leis injustas – leis feitas pelos poderosos para serem cumpri- das somente pelos pobres, pequenos, indefesos.
3) Experiência do Espírito Santo na PALAVRA que liberta – a Bíblia
a) Enfrentar autoridades, pedir seus direitos, pedir contas do uso do dinheiro público,
criar associações (sindicatos), defender os oprimidos, ser voz dos sem voz
b) Milagre de: "os mudos falam"!
c) O efeito da tomada da palavra é que os cristãos se tornam MISSIONÁRIOS
(Veja os Apóstolos no Sinédrio: indígenas em Chiapas e Equador; os Sem Terra
em Elorado dos Carajás [Na Prelazia de Cristalândia: os Assentados do Lagoão,
as Vozes da APA Cantão/Ilha do Bananal, indígenas contra a Fazenda Dois Rios].
4) Experiência do Espírito Santo na Comunidade
a) A sociedade (elite dominante) sempre esforçou-se por destruir todas as manifest-
ações comunitárias entre os pobres (Palmares, Chiapas, APA Cantão/Ilha do
Bananal etc.)
b) A verdadeira comunidade nasce de baixo para cima, não é planejada, organizada,
imposta de cima para baixo.
c) O ideal é começar com centro comunitário – formar "igreja povo", e, depois,
construir sua própria "igreja templo" – um prédio.
5) Experiência do Espírito Santo na VIDA: Provoca transformações políticas, econô-
micas, sociais, culturais, religiosas..
Bom Heriberto Hermes
Bispo da Prelazia de Cristalândia-To
LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/lI