RCC Tocantins
31/05/2007 - 00h00m

31 de Maio - Visitação de Nossa Senhora

 
Ó Deus todo-poderoso,
que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel,
levando no seio o vosso Filho,
fazei-nos dóceis ao Espírito Santo,
para cantar com ela o vosso louvor.

(Coleta da festa da Visitação)

Parece lógico que o mês de maio devesse terminar com uma festa mais gloriosa, como a coroação de Maria como Rainha do céu, por exemplo. E pelo contrário, a festa que encerra o mês totalmente dedicado à Mãe de Jesus lembra-nos uma atitude de serviço, de saída de si e caminhada em direção ao outro.

Essa é a lógica do Evangelho e de seus seguidores: a alegria de servir, levando, no mais profundo de nosso ser, o próprio Cristo Jesus.

Portanto, é lógico que a visitação encerre maio, porque, na companhia de Maria, aprende-se a servir e o serviço não termina, está sempre começando, assim como os dias, assim como o próprio amor: não basta uma declaração num momento de forte emoção, mas são necessários mil gestos, mil atitudes que se renovam no dinamismo único do próprio amor.

O evento da visitação acontece no início do que conhecemos da vida de Maria e nos revela uma mocinha que não só aceita participar confiantemente do plano da Salvação, de forma extraordinária, como também, portadora da boa notícia a respeito de Isabel e consciente das necessidades decorrentes, sai para colocar-se a serviço da prima.

É interessante observar que a primeira frase que conhecemos da Virgem é uma pergunta (“Como se fará isso se não conheço homem algum?”), a segunda é uma aceitação clara, positiva, implicando seu consentimento e também seu desejo (“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua Palavra”). Quando reencontramos Maria com Isabel, suas palavras serão de louvor e júbilo (“Minha alma glorifica o Senhor, exulta meu espírito em Deus meu Salvador...”). É que a serva do Senhor, confirmada mais uma vez em sua divina maternidade, age como deve agir um servo: servindo de fato, não com palavras.

É sua humildade de serva fiel que faz de Maria a Rainha do céu.

Que a festa da Visitação nos leve a servir e a louvar, na humildade, com total fidelidade.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jL

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.