RCC Tocantins
18/10/2015 - 18h30m

Viver de acordo com o Espírito

 

"Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito." (Gl 5, 25).

Vivemos um tempo oportuno de graças em que o Espírito Santo tem se derramado profusamente sobre todos que o clamam: tempo de Pentecostes! Sabemos que muitas gerações de profetas esperaram pelo pleno cumprimento desta promessa que para nós, se cumpriu mediante a paixão e glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ã? nossa alegria receber o Espírito Santo e os sinais da sua presença, estar nos átrios do Pai, encontrar-nos com Jesus, ter acesso a Ele. Providencialmente, a RCC do Brasil vive o tema: â??Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito.â? (Gl 5, 25). Este rhema nos convida à genuína vida no espírito, que só é possível por meio de sua ação. Na busca em vivermos sob o poder do Espírito Santo, precisamos estar atentos e vigilantes para não cairmos nas armadilhas e seduções da carne, que são um empecilho no progresso da vida espiritual.

Mas, podemos viver pelo Espírito, sem ser conduzidos por Ele? Na nossa vida espiritual somos influenciados por duas naturezas: a humana e a espiritual. A natureza humana, movida pelo nosso fisiológico e psicológico, dotada de vontades, necessidades e busca por prazeres carnais. E a natureza espiritual: movida pelos registros da nossa alma, caracterizada pela necessidade e busca do transcendental, de algo que dê sentido à nossa existência.

Existem então, dois caminhos: a vida na carne e a vida no Espírito. Viver na carne equivale a viver segundo a natureza físico-psíquico-material, buscando satisfazer os impulsos que parecem próprios ao ser humano. Já viver no Espírito, significa viver segundo a natureza espiritual, orientado e conduzido pelo Espírito Santo, a fim de satisfazer a vontade de Deus.

Precisamos diariamente escolher entre esses dois caminhos: deixarmo-nos seduzir pela carne ou conduzir-nos pelo Espírito Santo. Nesta dualidade conflitual, precisamos ter no coração o versículo do evangelho segundo São João 6,63a: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serveâ?.  

Para controlar e vencer nossa natureza carnal decaída pelo pecado original, precisamos nutrir nossa vida espiritual. Como isso é possível? Clamando continuamente e deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, a força prometida por Jesus em At 1,8a: Mais descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas. Precisamos constantemente apresentar as áreas de queda ao Senhorio de Jesus, submeter-nos à força e poder que provém da ação do Espírito Santo. "Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.â? (Gl 5,16).

Lutemos com a certeza de que aquele que começou em nós sua obra é fiel e poderoso para completá-la.

Fraternalmente,

Pedro Rodrigues,

Coordenador estadual da RCC/TO.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/vE

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.