RCC Tocantins
12/07/2023 - 11h50m

São Luís e Santa Zélia Martin: uma vida de oração e entrega

Dêivide Régis 

Para falarmos de São Luís e Santa Zélia Martin, precisamos primeiro saber de quem se trata, quem foram esses personagens que se tornaram santos da nossa Igreja. Trata-se dos pais de Santa Terezinha.

Um fato curioso é que São Luís e Santa Zélia Martin foi o primeiro casal, na história da Igreja, a ser canonizado junto em uma mesma cerimôniaA memória litúrgica é celebrada no dia 12 de julho, aniversário de casamento dos santos Luís e Zélia, "o matrimônio os santificou".

A família é uma realidade humana, mas também é uma realidade querida por Deus. O futuro da sociedade e da Igreja passa pela família. O Espírito Santo, como Espírito de Comunhão quer fazer uma obra nova em nossas famílias e torná-las missionárias da boa notícia da vida familiar. (Padre Micael, O Espírito Santo e a Família 2023).

"Os santos esposos (...) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus", disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa canonização.

Nos perguntamos muitas vezes: o que Luís Martin (1823-1894) e Zélia Guérin (1831-1877) fizeram de tão extraordinário para chegarem aos altares? A resposta é sempre a mesma: Nada daquilo que não possamos fazer e imitar. Deus age no extraordinário sim, mas Deus age também no ordinário! No tempo e no espaço de cada coração que dá o seu FIAT.

Da união de São Luís e Santa Zélia nasceram nove filhos, quatro dos quais morreram prematuramente. Entre as cinco filhas que sobreviveram, está Teresa, a futura santa, que nasceu em 1873. As recordações da carmelita sobre os seus pais são uma fonte preciosa para compreender a sua santidade. A família Martin educou as suas filhas a tornarem-se não só boas cristãs mas também honestas cidadãs, ao que nos ensina a  doutrina católica.

Ao colocarem Deus no centro de suas vidas e relacionamento, tiveram sua santidade e de sua família sendo formada diariamente, com muita perseverança, fidelidade e amor. A perseverança é uma virtude fundamental, fortaleza durante as provações, fortaleza mostrada por Nosso Senhor no testemunho do martírio.

São Luís e Santa Zélia sabiam disso, eram católicos simples como qualquer um de nós: fiéis à Santa Missa e ao Santo Terço; devotos à Virgem Maria e São José; reuniam a família para rezar diariamente e eram atentos às necessidades do próximo, praticando a caridade cristã. Não eram uma família abastada, mas souberam ensinar que Deus tinha o primeiro lugar naquele lar!

Todas as manhãs, Santa Zélia repetia com as filhas uma prece muito simples, mas significativa. Busquemos rezar também:

"Meu Deus, eu te dou meu coração; aceita-o. Rogo-te que nenhuma criatura, senão tu, meu bom Jesus, o possua."

Precisamos conhecer e espelhar os nossos matrimônios ao dos santos, que são para nós exemplos de santidade e testemunho de como podemos edificar as nossas casas e alicerçar em Cristo. Nossa missão não é de gerar santos como foi o caso dos pais de Santa Teresinha, mas podemos sim, espelhar as suas práticas. Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial.

LIVRO "O ESPÍRITO SANTO E A FAMÍLIA"

Sentiu-se inspirado pelo testemunho de vivência em família dos santos Luís e Zélia Martin? Quer aprender mais sobre a santidade à qual o Senhor convida a todos, e, especialmente no seio familiar? Então adquira o   livro ?O Espírito Santo e a Família, do Padre Micael de Moraes SJS, pois, mesmo com todas as suas chagas, o grande projeto do Senhor para o homem é a família.

Acesse a loja da RCCBRASIL e adquira.

Fonte: RCCBrasil

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/AR

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.