RCC Tocantins
11/07/2023 - 12h24m

São Bento: a vida do Santo fundador dos Beneditinos e patrono da Europa

Dêivide Régis 

A Igreja celebra hoje, 11 de julho, o dia de São Bento, padroeiro da Europa, considerado o pai dos Monges e muito conhecido por seu lema: Orar e trabalhar.

Conhecido como Bento de Núrsia, São Bento foi um santo cristão do século VI, considerado o fundador da Ordem dos Beneditinos e um dos padroeiros da Europa. Sua vida e ensinamentos têm influência direta no modo de vida e de agir dos monges ocidentais.

VIDA E RECOLHIMENTO DE SÃO BENTO

Bento nasceu por volta do ano 480 em Nórcia, na Itália, em uma família nobre romana. Iniciou seus estudos em sua cidade natal e depois foi enviado a Roma para estudar filosofia. No entanto, ficou desiludido com a decadência moral da cidade e decidiu abandonar a capital em busca de uma vida de maior recolhimento e aprofundamento espiritual.

Ele se retirou para Enfide (atual Affile), em Roma, onde se instalou em uma gruta para viver como eremita. Durante três anos, sob a orientação de um eremita chamado Romano, Bento se recolheu à meditação, à oração e à penitência, aprofundando sua vida espiritual.

A partir dessa experiência, iniciou sua vida monástica e estabeleceu uma série de mosteiros. O mais famoso deles é o Mosteiro de Monte Cassino, localizado no topo de uma colina perto de Nápoles, na Itália. Esse mosteiro tornou-se o berço da Ordem dos Beneditinos e é considerado um dos centros culturais mais importantes da cristandade.

VIDA MONÁSTICA

A vida monástica de São Bento foi guiada por sua Regra, que é um conjunto de diretrizes e princípios para a vida monástica. A Regra de São Bento, também conhecida como Regra Beneditina, enfatiza a importância da oração, do trabalho, da vida comunitária e da obediência aos superiores. Sua regra equilibra a busca pela perfeição espiritual com as necessidades práticas da vida cotidiana.

São Bento era conhecido por sua sabedoria e pela realização de milagres. Em sua caminhada enfrentou muitas adversidades, como a tentativa de envenenamento, do qual teria se livrado ao fazer o sinal da cruz sobre o cálice, que se quebrou e o veneno foi derramado. Assim se cumpria na vida de São Bento o que o próprio Senhor disse: ?manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados? (Marcos 16,18).

Além de sua importância como fundador da Ordem dos Beneditinos, São Bento também é venerado por várias outras denominações cristãs, como a Igreja Ortodoxa e a Comunhão Anglicana. O Papa Paulo VI o declarou patrono da Europa em 1964, reconhecendo sua influência na formação da identidade cristã do continente.

DEVOÇÃO POPULAR

Uma das formas populares de devoção a São Bento é a Medalha de São Bento. Essa medalha, oficializada em 1742 pelo Papa Bento XIV, contém símbolos e inscrições que representam a proteção contra o mal e a intercessão do santo. A Medalha de São Bento é usada por muitos fiéis como um sinal de fé e uma proteção espiritual.

São Bento faleceu em 21 de março de 547, mas sua vida e legado continuam a inspirar e influenciar muitas pessoas ao redor do mundo, tanto dentro como fora do contexto monástico. Sua busca pela santidade, seu equilíbrio entre contemplação e ação, sua devoção à oração e ao trabalho, bem como sua luta contra as tentações do mal, são exemplos atemporais de fé e compromisso com Deus.

ORAÇÃO DA MEDALHA DE SÃO BENTO

A Cruz sagrada seja a minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno!

ORAÇÃO DE SÃO BENTO (PARA ALCANÇAR UMA GRAÇA)

Ó glorioso Patriarca São Bento,
que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados,
fazei que também nós,
recorrendo à vossa poderosa intercessão,
obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições,
que nas famílias reine a paz e a tranquilidade;
que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais,
especialmente o mal do pecado.
Alcançai do Senhor a graça?
que vos suplicamos, finalmente,
vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre
possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.
Amém.

LIVE

Para celebrar o dia deste importante Santo para a Igreja, a RCCBRASIL preparou uma live com a participação do coordenador do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Vicente Souza Neto, e do padre Antônio José, assessor eclesiástico da RCC Arquidiocese Rio de Janeiro. Com o tema ?São Bento, o homem de Deus?, a live será transmitida ao vivo, às 21h, no canal da RCCBRASIL no youtube

LIVRO

Quer conhecer mais a fundo a vida de São Bento?

Então acesse o site da Loja RCCBRASIL e adquira o livro ?São Bento: o homem de Deus?, escrito pelo Padre Antônio José. No livro, o autor evidencia o desejo de São Bento ser uma inspiração, para que sua figura encoraje o leitor a ser o homem ou a mulher de Deus que os novos tempos precisam. Para isso, o livro propõe que o relato da vida de São Bento tenha o mesmo efeito benéfico de modo que o leitor passe a irradiar a luz do Evangelho sobre aqueles que o cercam.

Fonte : RCCBrasil

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/AQ

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.