RCC Tocantins
16/06/2023 - 09h56m

Sagrado Coração de Jesus: representação do amor de Cristo pela humanidade

Dêivide Régis 

O dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel comemorado na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi. Neste ano, portanto, a igreja do mundo todo celebra, no dia 15 de junho, as revelações feitas por Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma prática profundamente enraizada na tradição católica. Ao longo dos séculos, os fiéis têm dedicado seu amor e devoção ao coração de Jesus Cristo como símbolo do seu amor infinito pela humanidade. Uma das práticas mais significativas associadas a essa devoção é a oração especial realizada todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Neste artigo, exploraremos a tradição da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e o significado da oração nesse dia específico.

O Sagrado Coração de Jesus:

O Sagrado Coração de Jesus é uma representação simbólica do amor de Cristo pela humanidade. É frequentemente retratado como um coração em chamas, cercado de espinhos e coroado com uma cruz. Essa imagem simboliza o amor divino e a compaixão inesgotáveis de Jesus pelos pecadores. A devoção ao Sagrado Coração remonta à Idade Média, mas foi no século XVII, através das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, que ganhou impulso e se espalhou pelo mundo católico.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus:

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus baseia-se na crença de que Jesus Cristo, como a encarnação do amor de Deus, nos chama a responder com amor e devoção. Essa devoção inclui atos de reparação pelos pecados da humanidade, bem como o cultivo de uma relação íntima e pessoal com o coração de Jesus. Os fiéis são convidados a contemplar o amor misericordioso de Jesus e a buscar a santidade em suas vidas diárias.

A oração na primeira sexta-feira do mês:

Uma das práticas mais conhecidas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a oração realizada todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Essa devoção remonta a uma promessa feita por Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em que Ele prometeu derramar inúmeras graças sobre aqueles que comungarem em nove primeiras sextas-feiras consecutivas.

A oração da primeira sexta-feira do mês é composta por diversos elementos. Em primeiro lugar, os fiéis são encorajados a receber a Sagrada Comunhão em estado de graça nesse dia específico. Além disso, eles são convidados a dedicar um tempo de adoração diante do Santíssimo Sacramento, expressando sua gratidão e amor a Jesus. Também é recomendado realizar atos de reparação pelos pecados cometidos contra o Sagrado Coração, incluindo o oferecimento de sacrifícios e orações pelos pecadores.

Fonte: RCCBrasil

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Meu Sagrado Coração de Jesus,
em vós deposito toda confiança e esperança.

Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo,
Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver,
paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar.

Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias,
bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça:

(Faça o pedido de graça com fé).

A minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver,
só de Vós espero com fé e confiança;

(Repita o pedido de graça).

Fazei, Sagrado coração de Jesus,
que antes de terminar esta conversa,
dentro de nove dias, alcance esta tão grande Graça;
e para vos agradecer,
divulgarei esta Graça para que os homens
aprendam a ter fé e confiança em Vós.

Iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus,
assim como esta luz está nos iluminando
e testemunhando a nossa conversa.

Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós,
Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé.

Amém.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/AF

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.