RCC Tocantins
15/07/2014 - 14h33m

Rede Nacional de Intercessão Julho - A visão espiritual na intercessão profética

 

Rede Nacional de Intercessão Julho - A visão espiritual na intercessão profética
15 de Julho de 2014
Visão espiritual é a capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle. Ã? a capacidade que adquirimos, através da intimidade com Deus, em discernir entre os muitos apelos interiores da nossa alma e a voz do Espírito Santo que nos revela as coisas de Deus que ignoramos para que possamos exercer a intercessão profética, conforme nos ensina o livro do profeta Jeremias: â??invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignorasâ? (Jr. 33,3).
O intercessor que vê o mundo através dos olhos espirituais tem a sensibilidade mais aguçada. Ele consegue perceber com mais transparência as oportunidades do presente e visualizar com clareza as tendências do futuro. Esta graça do Espírito é vital para que o intercessor alcance a dimensão profética da intercessão. Ã? algo de que necessitamos urgentemente, pois este mundo material está imerso no mundo espiritual.
O Reino de Deus e o reino das trevas estão estabelecidos aí. Habitamos no Reino de Deus quando estamos em Jesus; quando fazemos dEle o Senhor e Salvador de nossa vida; quando nos submetemos à Sua vontade. Portanto, é fundamental obtermos a visão e o discernimento de cada manifestação espiritual que se apresenta diante de nossos olhos; sabermos quem realmente gerou e motivou uma ação ou palavra, e que frutos colheremos; procurarmos discernir o que vem de Deus, o que é humano e o que é demoníaco.
No segundo livro dos Reis, encontramos um fato que pode nos ajudar a compreender esta necessidade. Quando o Rei da Síria cerca a cidade de Dotã com seu exército para prender Eliseu, ele não se abala, porque vê ao redor do exército inimigo um exército ainda maior que o Senhor já havia enviado para salvá-lo. Porém, o mesmo não acontece com o seu servo, que se apavorou, porque não tinha a capacidade de ver com olhos espirituais como tinha Eliseu.
"Na manhã seguinte, o homem de Deus, saindo fora, viu o exército que cercava a cidade com cavalos e carros. Seu servo disse-lhe: Ai, meu senhor! Que vamos fazer agora? Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.Orou Eliseu e disse: Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu" (II Reis 6,15-17).
Somente após Eliseu orar pelo seu servo, pedindo a Deus que lhe concedesse a capacidade da visão espiritual é que ele pode ver o que Eliseu já havia constatado e foi a visão espiritual de Eliseu que fez a diferença no desenrolar desta história que termina com a sua vitória sobre o exército Sírio.
Esta história nos ensina hoje que o Senhor sempre disponibilizará um meio para nos salvar quando nos encontrarmos em alguma situação de perigo, no entanto, para que este meio disponibilizado por Deus seja realmente eficaz na nossa vida, é imprescindível que o vejamos com os nossos olhos espirituais. E é esta a diferença entre o êxito e o fracasso na nossa intercessão.
Quando meus olhos estão postos em Deus a minha visão espiritual é aberta e terei o verdadeiro entendimento. â??Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viramâ? (Jó. 42,5); â??Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereisâ? (Jo. 14,19).
No entanto, muitas coisas em nossa vida podem colaborar para nos impedir de ver com os olhos do Espírito ao ponto de nos tornar cegos para as realidades espirituais que estão em nossa volta. Nossa visão espiritual pode tornar-se obscurecida, de maneira que o modo como olhamos para as coisas em nossa vida diária fica distorcido. E quando isso acontece vivemos com medo e ansiedade; preocupamo-nos com coisas materiais; a nossa fé e a nossa esperança são abaladas de tal forma que já não conseguimos ver as vitórias de Deus em nossa vida e em nossa missão. Estes bloqueios que impedem a visão espiritual normalmente estão relacionados com as atitudes pecaminosas que livremente praticamos no nosso dia-a-dia. Neste sentido é importante identificar os principais bloqueios da visão espiritual:
a) O Pecado
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna". (CIC 1849).
O pecado, segundo São Paulo, gera a morte (Rm 6,23) e, se já estamos mortos não podemos ver nada. Todo pecado que comentemos nos cega e nos afasta de Deus.
b) Incredulidade
A incredulidade é não crer que Deus possa realizar prodígios e milagres na nossa vida. Ã? limitar o poder que Deus tem para nos libertar e salvar. Quando nos deixamos vencer por este mal nos fechamos para as possibilidades de salvação que Deus nos disponibiliza e já não temos a coragem de enfrentar o mal e acabamos sucumbindo às suas investidas.
c) Inconstância na vida de oração
A oração é o combustível para a nossa vida espiritual é essencial para a nossa intimidade com o Senhor. Se não nos relacionamos com o Senhor como com um amigo, não teremos a abertura espiritual para adquirirmos a capacidade de ver. Quando oramos constantemente e com disciplina, vamos adquirindo a força de Deus e os nossos olhos vão, gradativamente, se abrindo para as realidades espirituais, pois é só ao homem de Deus que é dada a capacidade de ver.
d) Desconhecimento da Palavra de Deus
A Palavra de Deus é fonte de todo o conhecimento e de toda a verdade. Jesus nos disse que se conhecermos a verdade, ela nos livrará. Ã? através da leitura e do estudo da Palavra de Deus que as verdades de Deus se revelarão para nós. A Palavra de Deus é fonte de toda a revelação e um sólido alimento espiritual.
e) Falta de empenho e de comunhão
Todos nós que amamos a Deus devemos ter o empenho em busca-lo a fim de conhecê-Lo para que possamos ser íntimos dEle. Quanto mais nos esforçarmos para conhecer o Senhor, mais Ele se aproximará de nós para nos curar e nos tornar aptos para convivermos em comunhão uns com outros.
Peçamos a Deus a cura dos nossos olhos espirituais e a remoção de tudo o que interfere em nossa visão. Com uma visão clara e fortalecida pelo Espírito Santo podemos andar de mãos dadas com Deus para alcançarmos vitórias na intercessão.
Deus os abençoe!
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão


INTENÃ?Ã?ES PARA ESTE MÃ?S

1. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.
2. Pelas eleições para deputados, governadores e presidente no Brasil em outubro.
3. Pela unidade entre todos os membros da RCC do Brasil.
4. Pelo XXXI Congresso Nacional da RCC, de 17 a 20/07 em Aparecida/SP e pelo Encontro Nacional de Intercessão Profética, de 25 a 28/09 em Aparecida/SP.
5. Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
6. Pelos Grupos de Oração na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
7. Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado e no Brasil.
8. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
9. Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
10. Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
11. Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.
12. Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
13. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
14. Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.
15. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
16. Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/ud

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.