RCC Tocantins
09/05/2007 - 14h10m

Ministro da Saúde critica posição da Igreja sobre aborto

 
Às vésperas da visita do papa, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não poupou menções pouco elogiosas à Igreja. Na manhã de terça-feira (8), ele afirmou que o aborto era um assunto que deveria ser tratado com delicadeza, o que não vinha sendo feito pela Igreja. "Foram feitas declarações agressivas até distantes do que Jesus ensinou."

À tarde, o ministro afirmou que representantes da Igreja não serão convidados para participar de um encontro, promovido pela sua pasta em conjunto com a Secretaria Especial de Direito das Mulheres, para debater as falhas do Programa de Planejamento Familiar brasileiro. "Será um encontro técnico", justificou Temporão.

O arcebispo de Belém, d. Orani Tempesta, e os bispos d. Itamar Vian (Feira de Santana, BA) e d. Angélico Bernardino (Blumenau, SC) criticaram Temporão, em entrevista coletiva na 45ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. "Gostaria que o ministro da Saúde estivesse a serviço da vida e não da morte", disse d. Angélico. "A gente prefere ficar com a Palavra de Deus, que diz não matarás", completou d. Itamar.

Cardeal faz alerta sobre aborto

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura e Ciência do Vaticano, cardeal Paul Poupard (uma espécie de ministro dentro da estrututura da Santa Sé, responsável por ligar com questões teológicas e ciência), disse que o Brasil precisa ter "serenidade e ética" ao debater temas como o aborto e outras questões ligadas à vida. Ele deve chegar ao país nesta quarta-feira (9), junto com o Papa Bento XVI.

Nesta semana, o Vaticano mostrou que não está disposto a continuar perdendo espaço para a ciência no debate sobre o conceito de vida. Alguns de seus principais filósofos foram reunidos para anunciar uma série de pesquisas em torno da vida e de conceitos biológicos como "organismos". "Precisamos de uma cultura que deixe em evidência que não há uma oposição insuperável entre a ciência e a fé", afirmou Poupard. "Não podemos ficar prisioneiros de uma visão única da vida."

Em entrevista à revista italiana "30Giorni", o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, enfatizou: "Esperamos que o Brasil não siga o mesmo caminho do México". Os mexicanos aprovaram há poucas semanas uma lei legalizando o aborto.

Fonte: Globo Notícias

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/2U

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.