RCC Tocantins
15/01/2014 - 14h51m

Luiz Gustavo Eccel, testemunho de uma vida em busca da santidade

Fonte: RCCBRASIL 

"Me sacrifico por causa dos outros por um bem maior" foi o que o seminarista Luiz Gustavo Eccel colocou em uma de suas anotações durante o retiro da equipe nacional do Ministério para Seminaristas, dias antes do acidente que aconteceu em Palmas/TO, no último domingo (12).

Assim foi marcada a vida de Luiz Gustavo, nesses seus 22 anos de doação a Deus e ao próximo. Acompanhando a avó, que fundou um Grupo de Oração, quando esse ainda era criança, cresceu junto à Renovação Carismática Católica. Vocação fruto do Movimento, por volta de seus 13 anos de idade ingressou no Seminário.

Jefferson de Moraes, amigo pessoal de Luiz Gustavo, com o qual conviveu dois anos enquanto seminarista, conta que: â??Desde pequeno ele já dizia a sua mãe que tinha o sonho de ser padre. Partilhava comigo da sua ansiedade, da espera do seu coração, e demonstrava isso em atitudes, no zelo para a formação, com os horários, a liturgia; a espiritualidade carismática e carmelita por ele cultivada, as correções fraternas; a experiência de vida fazia dele um místico na busca de santidade e da sua vocação. Ele deu testemunho com sua vida. Com plena certeza, posso dizer que Luiz Gustavo foi um patrono de vocações na arquidiocese e é um sacerdote no coração de Deusâ?.

Luiz Gustavo já havia concluído os estudos em Filosofia e cursava Teologia. Evangelizou os jovens com alegria, pregou, ministrou formações e era devoto da Beata Elena Guerra. Em homenagem ao seminarista, jovens do Jesus no Litoral de SC celebraram uma Missa, em Itajaí/SC, dia 13, presidida pelo Padre Eduardo Bastos, que afirmou em sua homilia que Luiz Gustavodeu testemunho de vida em busca da santidade e permitiu que em sua juventude se revelasse a vida do próprio Cristo, no serviço pastoral e no serviço aos irmãos. Ressaltou ainda que deixar família, casa, amigos, para servir a Jesus é uma atitude para aqueles que já foram seduzidos e conquistados por Seu plano de amor. Assim, Luiz Gustavo estava em Tocantins, na certeza de estar sendo movido pela ação do Espírito Santo a fazer a vontade de Deus.

O jovem viajou para o norte do país por ocasião do Retiro Nacional de Seminaristas (Renasem), que acontece em Palmas/TO durante essa semana. Na Missa de abertura do encontro, celebrada com corpo presente, Dom Alberto Taveira disse que o Renasem teve continuidade na certeza de que Luiz Gustavo ficará feliz com sua realização e na confiança de que Deus planejou o retiro, que valeu um martírio, e que, a partir dele, quer realizar grandes coisas.

Também estava presente na Missa, Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas, que proferiu palavras de conforto, força e coragem aos presentes. "O Senhor é a nossa luz e a nossa salvação. Ai de nós se não acreditássemos nisso, se não assumirmos essa postura... Não sobreviveríamos às tragédias e às fatalidades da vida. Ã? importante que vejamos, naquilo que é mais impossível, a vitória de Deus. Ã? um momento muito difícil, mas nós temos a fé em Jesus Cristo. Todos os desafios que a vida nos apresenta, Jesus nos dá uma solução para eles, nos dá uma abertura de novos horizontes. Aconteceu uma fatalidade. E o que vamos fazer? Vamos desesperar? Não. Continuaremos tendo esperança em Cristo Jesus. Continuaremos acreditando que o Senhor é nossa luz e a nossa salvação", disse.

Ainda durante a celebração, o coordenador nacional do Ministério para os Seminaristas, William Silva, relembrou que "Luiz Gustavo deu o seu sangue pelo Renasem. Ele amava esse Ministérioâ?, e acrescentou â?esse é o Renasem da cruz". O coordenador da RCC da arquidiocese de Palmas, também se pronunciou: "Nós acolhemos a todos com muito carinho, com muita alegria aqui, no coração do Brasil. Tenho certeza de que esse Renasem será histórico, será repleto das graças do Senhor. A palavra que quero partilhar está em Romanos 8, 37: â??mas, em todas essas coisas somos mais que vencedoresâ?, esta é a certeza do nosso coração".

Também transmitiu palavras de esperança, Padre João Paulo Veloso, que já foi coordenador nacional do Ministério para Seminaristas: â??Como cristãos convictos da ressurreição e da vida eterna, bendizemos a Deus pela alegria, serviço e dedicação de Luiz Gustavo que, ao se dedicar ao serviço da Igreja e do povo de Deus, deixou sua marca e foi instrumento do bem e da paz por onde passou. Dirigimos nossas preces neste momento à família e amigosâ?.

A presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Zavaris, esteve presente no Renasem e participou da missa de abertura do encontro, em Palmas/TO. Depois, seguiu para Santa Catarina, juntamente com o secretário geral da RCC do Brasil, Onazir Conceição, para dar apoio aos familiares, amigos e irmãos de caminhada de Luiz Gustavo.

Leia a mensagem de Katia Zavaris sobre o ocorrido

A palavra que Deus deu à Renovação Carismática Católica do Brasil neste ano de 2014 está em Efésios 4,3 e diz que devemos conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Foi isso que nós vimos acontecer. Todo o Brasil se voltou para este momento, orando, enviando mensagens de conforto, de consolação. Esse acontecimento nos mostrou como nós somos família e nos deu a graça de viver a unidade do Espírito.

Este também é momento de nos atentarmos ao alerta de Deus, que pede sacerdotes santos em nosso país. A vocação do Luiz Gustavo nasceu do nosso Movimento e desejo que as vocações se multipliquem!

Em nome da Renovação Carismática Católica do Brasil, agradeço ao Luiz Gustavo, e a toda a sua família, pela vida entregue a Deus e pelas almas que ele levou ao Senhor, por meio de todas as missões que exerceu. O Renasem e a RCC têm agora mais um intercessor.

Obrigada, querido Luiz,

Katia Roldi Zavaris

Tags: RENASEM

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/tY

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.