RCC Tocantins
22/05/2007 - 14h00m

Divulgada estrutura do documento final da Quinta Conferência

 
APARECIDA (ZENIT.org).- Na noite dessa segunda-feira, os bispos delegados da Conferência de Aparecida aprovaram a estrutura do documento final da reunião eclesial.

O texto trará sete temas principais, articulados em torno aos eixos apontados pelo Papa na temática da Conferência, ou seja, «discipulado», «missionaridade» e «vida».

A partir desta terça-feira, inicia o trabalho nas comissões e subcomissões que redigirão os textos de cada tópico, para serem em seguida aprovados em plenário.

O primeiro capítulo do documento final da Conferência de Aparecida será intitulado «O hoje da América Latina e do Caribe». Tratará a questão da mudança de época que se vive atualmente; a situação sociocultural; o dano ecológico; economia e globalização; situação política; culturas indígenas e afro-descendentes; a Igreja neste tempo.

O segundo capítulo se dedicará à «Alegria de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo». Abordará a iniciativa de Deus Pai; o dom de Jesus Cristo; fraternidade humana; destino universal dos bens; criação e responsabilidade ecológica; o dom da Palavra; dignidade humana; família; vida e esperança.

Já o terceiro capítulo apresenta «Nossa vocação de discípulos e missionários». Discute os temas da vocação à santidade; Cristo que vem ao nosso encontro; configuração com Cristo; assumir a cruz e o seguimento; anúncio do Reino; espiritualidade; e as diversas vocações.

O quarto capítulo do texto conclusivo se dedicará à «Comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo». Nesta seção se tratará do chamado à comunhão; a comunhão Trinitária; Igreja escola e casa de comunhão; dons, ministérios e carismas; lugares e estruturas de comunhão; religiosidade popular; diálogo ecumênico e inter-religioso; comunhão dos santos.

O capítulo seguinte do documento de Aparecida, o quinto, leva por título «O itinerário dos discípulos missionários». Aqui se abordarão as questões da espiritualidade trinitária; Cristo caminho, verdade e vida; docilidade ao Espírito Santo; lugares e momentos de encontro com Jesus Cristo; espiritualidade e vivência da justiça; a Virgem Maria e os Santos; formação dos discípulos catequese; acompanhamento espiritual; educação católica; seminários; formação permanente; movimentos eclesiais.

Já o sexto capítulo se dedicará à «Missão dos discípulos missionários». Abordará a vida nova em Cristo; missão continental; família; a vida desvalida e ameaçada; jovens; justiça; cuidado com a criação; meios de comunicação social; os pobres e excluídos.

O último capítulo do documento final da Conferência de Aparecida terá por tema «Conversão pastoral e diversas áreas de tarefa pastoral». Tratará as questões das estruturas eclesiais, planos pastorais; missão ad gentes; pastoral da cultura; pastoral urbana; e universidades católicas.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3y

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.