RCC Tocantins
13/08/2023 - 15h17m

Dia dos Pais: a vocação de ser pai!

Dêivide Régis 

Desde a criação do mundo Deus tem dado demonstrações de como a família é a protagonista dentro do seu projeto de Salvação da humanidade. Basta percorrermos a Escritura Sagrada para nos depararmos com tantos exemplos de famílias em que Deus propôs aliança, dentre eles Adão, Noé, Abrão, Moises.

Nenhum desses teve tamanha demonstração de clareza da sua vontade quanto a Família de Nazaré, onde Deus escolhe uma mulher para gerar e dar luz ao seu filho. Mas, diante da grandeza de tamanho gesto de amor ele escolhe um homem para abraçar esse projeto e exercer a paternidade de Jesus ao mesmo tempo em que é apoiado por Nossa Senhora e assim formarem uma família.

A figura de José é simplesmente encantadora quando nos deparamos com as suas atitudes. Sim, com as suas atitudes! José não tem uma frase descrita na bíblia que seja atribuída a ele, em muitos momentos ele é citado, porém em nenhum escrito encontramos fala atribuída a São José, mas salta aos nossos olhos a sua obediência e intimidade com Deus.

São José, é um dos maiores exemplos de obediência que temos na Sagrada Escritura. Um homem de profunda intimidade com Deus que em seus sonhos ouvia o anjo, e sem questionar, colocava-se em marcha a fazer o que Deus o orientava. Mateus 2, 13 ? 15 (Fuga para o Egito)

Precisamos ser pais a partir do exemplo de São José, que recebeu de Deus a missão da paternidade de Jesus Cristo. Ser pai e por consequência famílias segundo a vontade de Deus.

"Deus é amor!" (1 João 4, 8) e fez suscitar no homem a vocação para amar e, assim, ninguém é feliz sem amar. Deus é Pai e quis que alguns fossem chamados de pais, para dizer que devemos amar como Ele nos ama. Então, o pai deve entender que ele deve ser para os filhos o que Deus é para nós: uma fonte de amor.

Iniciamos hoje a Semana Nacional da Família, em que toda nossa igreja volta o olhar para esta importante instituição que é a Família, como fonte das vocações. E iniciamos neste dia dedicado aos pais, que são homens que ao escolherem formar família, se abrem a vocação da Paternidade.

E diante das realidades do tempo presente, nos cabe algumas reflexões, que não precisam ser respondidas, mas ruminadas no íntimo de nossos corações:

- Será que todos os pais amam da forma como Deus pensou?

- E se os pais não soubessem amar seus filhos, será que os filhos poderiam amar os seus pais?

"Ensina a criança o caminho que ela deve seguir, mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar" (Provérbios 22, 6). A educação não pode ser feita pelo medo, já que a educação pelo medo deforma a alma da criança. Educar é uma forma de amar. O pai precisa ser presente na vida dos filhos, especialmente na infância.

"No temor do Senhor o justo encontra apoio solido, seus filhos nele encontrarão abrigo" (Provérbios 14, 26). O pai não conquista o filho pelo que dá para ele, mas com o que "é" para ele. Avaliar as nossas atitudes é imprescindível para não cairmos na armadilha de querer compensar ausências como bens materiais, ou ainda usar de discurso que não condiz com a nossa atitude. "A palavra convence, o testemunho arrasta". Falar menos e dar mais exemplo, é isso que os filhos esperam dos pais nos dias de hoje.

"O justo caminha na integridade; ditosos os filhos que o seguem!" (Provérbios 20, 7). Não dar toda a liberdade que querem, mas dosar na medida do seu bom comportamento. Ensinar a usar a liberdade com verdade e responsabilidade.

Ouvi uma expressão pouco tempo atrás que é "Os defeitos dos filhos, são filhos dos defeitos dos pais", reflitamos se realmente a culpa de algumas situações que enfrentamos dentro de nossas casas é culpa das tantas realidades que apontamos como responsáveis pela corrupção da mente dos nossos filhos, ou se parte dela não é reflexo de uma permissividade e até falta de pulso em alguns momentos.

Deus nos quer como pais por isso nos presenteia com os filhos, mas nos quer também como guardiões das nossas famílias. A família é a base da sociedade, assim como a igreja é família das famílias. É na vocação da família cristã que Deus começa a transmitir o seu amor a todos os seus.

Feliz Dia dos Pais!

Fonte: RCCBrasil

Josemar Araújo e Noélia Paixão

Coordenadores Ministério para as Família

G. O. Fé e Vida no Senhor ? Vila Velha

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/B0

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.