RCC Tocantins
09/07/2023 - 12h16m

Conferência Nacional do CHARIS promove unidade entre os carismáticos

Dêivide Régis 

Está se aproximando a 2ª Conferência Nacional do CHARIS BRASIL, que acontece entre os dias 28 e 30 de julho, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP. O evento visa fortalecer as expressões carismáticas e promover a unidade entre os carismáticos do país, tendo como tema: "Rumo à Jerusalém Celeste tendo em nós os mesmos sentimentos de Cristo".

De acordo com a coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS, Katia Roldi Zavaris, o objetivo principal do CHARIS é fomentar a comunhão fraterna, a interatividade e a vivência dos carismas, essenciais para a evangelização a partir do batismo no Espírito Santo. "Além de promover também o aprofundamento naquilo que diz respeito aos objetivos fundamentais do CHARIS, que são: o batismo no Espírito Santo, a unidade dos cristãos e o serviço aos pobres", completa Kátia.

A coordenadora explica ainda que a escolha do tema, "Rumo à Jerusalém Celeste tendo em nós os mesmos sentimentos de Cristo", foi baseada na ternura, compaixão e humildade de Cristo. "Da alegria que Ele tem ao nos ver unidos, tendo um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos, não querendo ser melhores que os outros. Portanto, essa palavra nos leva a essa alegria de estarmos na Jerusalém Celeste, ou seja, reunidos nessa Conferência na Canção Nova amando-nos uns aos outros". explica ela.

Os pregadores selecionados para o evento possuem representatividade dentro do CHARIS, tanto no serviço internacional quanto no serviço nacional. Entre eles estão Prado Flores, membro do serviço internacional do CHARIS e formador de pregadores, Pino Scafuro, moderador geral do CHARIS internacional, Katia Zavaris, coordenadora geral do CHARIS Brasil, Padre Wagner Ferreira, presidente da Fundação João Paulo II e membro do CHARIS Brasil, Dom Giovani Pereira de Melo, presidente episcopal para o Laicato da CNBB, e bispos referenciais como Dom Mario Spaki, Dom José Aparecido e Dom Roberto Paes, além da presença do núncio apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Os convidados vão se dividir entre momentos de oração, pregações, mesas-redondas e prática dos carismas.

A Conferência Nacional do CHARIS também representa uma oportunidade de tornar o organismo mais conhecido pelos carismáticos. Criado pelo Papa Francisco em 2019, o CHARIS ainda está em processo de implantação em vários países, sendo o Brasil um dos primeiros a acolhê-lo. ?Essa é uma grande oportunidade não só de reunir as várias expressões carismáticas ou, como o Papa nos chama, família carismática mundial, presencialmente na Canção Nova, mas também de reunir vários membros dessa família através do sistema Canção Nova de comunicação. Portanto, será uma grande oportunidade para nós tornarmos o CHARIS mais conhecido, não apenas como um organismo em si, mas também em relação ao seu propósito e objetivo, que são belíssimos e de extrema importância para todos nós carismáticos?, explica a coordenadora.

4 ANOS DE CHARIS

O CHARIS foi implantado e oficializado pelo Papa Francisco em junho de 2019, na Sala Paulo VI, no Vaticano, completando agora 4 anos de existência. A partir dos estatutos aprovados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que preveem o serviço internacional do CHARIS, cujo escritório internacional fica no Palácio São Calixto, no Vaticano, os serviços continentais e os serviços nacionais do CHARIS começaram a ser implantados nos países. O Brasil foi um dos primeiros aqui no continente americano a receber a implantação oficial em outubro de 2019.

O objetivo fundamental do CHARIS é o batismo no Espírito Santo. Através do CHARIS internacional, vários eventos têm sido oferecidos e promovidos, inicialmente de forma online, devido à pandemia, mas também são realizadas vigílias, encontros de Pentecostes, reuniões para a juventude, formações, e os países continuam a implantar os serviços nacionais.

Conforme explicado pela coordenadora geral do Brasil, o CHARIS se comporta como um conselho, mas o Papa Francisco quis que fosse chamado de serviço, para que seu papel fundamental de servir à Igreja em nome de Jesus ficasse evident

INSCRIÇÕES

Para participar da 2ª Conferência Nacional do CHARIS BRASIL, os interessados devem realizar o cadastro e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, através do link: https://charisbrasil.maradentro.com.br/ Após a confirmação do pagamento, é necessário enviar o comprovante para o e-mail inscrição.charisbrasil@gmail.com

Fonte: RCCBrasil

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/AN

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.