RCC Tocantins
20/07/2007 - 17h03m

As mulheres terão responsabilidades no Vaticano

 
PIEVE DI CADORE, quarta-feira, 18 de julho de 2007 - As mulheres terão cargos de responsabilidade na Cúria Romana, segundo revelou esta quarta-feira o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

É justo, afirmou, «que também seja confiada mais responsabilidade às mulheres, obviamente segundo seus carismas», declarou o braço direito do Papa na direção da Santa Sé em uma coletiva de imprensa.

«Estamos planejando novas nomeações e, segundo as possibilidades, haverá encargos que as mulheres poderão assumir. Eu tenho uma colaboradora indispensável na Secretaria de Estado», acrescentou, segundo referem as agências de notícia que acompanharam o encontro.

O purpurado ofereceu a coletiva de imprensa em Pieve di Cadore, depois de ter sido recebido por Bento XVI na casa em que passa as férias para colocar-lhe em dia sobre os principais assuntos da Santa Sé.

«O Papa está alegre. Está bem. Está descansado, quer trabalhar, meditar e rezar», disse o cardeal salesiano.

«Muitos se sentem atraídos por ele, pois leva a Cristo ao coração do homem», afirmou. O objetivo do Papa consiste em «apoiar a fé dos simples».

Por este motivo, acrescentou, «quis oferecer uma contribuição como escritor, como teólogo e como pensador com seu livro sobre Jesus».

Um livro que «teve um grandíssimo êxito», disse. «Certamente é um pouco difícil em algumas passagens, mas oferece meditações muito belas».

O tema da coletiva de imprensa era «Um ano com o Papa Bento XVI», pois Bertone sucedeu ao cardeal Angelo Sodano em 15 de setembro passado.

O cardeal respondeu a quem lhe perguntou se o Papa se sente triste pelos escândalos de pedofilia atribuídos a sacerdotes nos Estados Unidos.

«O fenômeno dos sacerdotes pedófilos na diocese de Los Angeles tem uma amplitude assustadora e é um atentado contra a identidade da missão que temos que desempenhar», disse.

Porém, declarou, é uma realidade que afeta uma baixíssima porcentagem dentro dos sacerdotes da Igreja.



Fonte: Zenit.Org


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/6k

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.