RCC Tocantins
09/07/2023 - 12h23m

A atuação das equipes de intercessão dentro do Grupo de Oração

Dêivide Régis 

Amados intercessores, vivenciamos no primeiro semestre deste ano os ensinos relacionados a Oficina de Carismas, que tem sido direcionada pelo Senhor, através do Ministério de Intercessão da RCC Brasil. Relembramos os grupos nos quais estão inseridos os carismas, bem como algumas características essenciais de cada um deles.

Atualmente, estamos a todo vapor com a aplicação das Oficinas de Carismas em todo Brasil. Essas oficinas têm o objetivo de chegar em todas as equipes de intercessão e reavivar a prática dos carismas dentro das reuniões dos ministérios de intercessão de cada Grupo de Oração do nosso país. Para tanto, é necessário relembrarmos as etapas que acontecem dentro da reunião da equipe de intercessão.

Na reunião de intercessão, sugere-se que no início se recite a oração de São Miguel Arcanjo, ore-se o Magnificat (cf. Lc 1, 46-55), cântico de libertação, pedindo a proteção de Maria Santíssima como Mãe e Intercessora; a Armadura do Cristão (cf. Ef 6, 10-17), pedir o dom da humildade (cf. 2 Cor 10, 4-5), a proteção do Sangue de Jesus sobre nós, nossas casas, famílias, trabalhos, etc (cf. I Pd 1, 18-19; Rm 5, 9). Ressaltamos, contudo, que essas orações não são "fórmulas mágicas", devendo ocupar um breve tempo inicial da reunião, e que só terão eficácia se todos os intercessores estiverem abertos a ação do Espírito Santo de Deus.

Após as orações iniciais faz-se um grande louvor, ora-se em línguas com manifestação dos carismas (Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência, Discernimento dos Espíritos, Palavra de Profecia, Oração em Línguas, Interpretação das Línguas, Fé, Cura e Milagres), que são utilizados durante toda a extensão da reunião. Devemos pedir ao Espírito Santo como devemos orar por cada situação. A palavra de ciência ajuda-nos a orar pela causa de alguma situação ou enfermidade. Para isso é preciso fazer silêncio  e escuta depois do momento de louvor ou da oração em línguas. (cf. RCC RESPONDE - 2/ Ministério de Intercessão).

Recordando o itinerário que é realizado a cada semana dentro da reunião da equipe de intercessão, relembramos que toda ela deve ser conduzida pela ação do Espírito Santo, e que já existem momentos que são próprios para a manifestação dos carismas, e que acontecem também dentro do Ciclo Carismático, após as orações iniciais, quando clamamos ao Espírito Santo, pois onde há Espírito Santo, há carismas e onde existem carismas, eles se manifestam!

Fixamos aqui o ponto chave deste ensino sobre a atuação da equipe de intercessão dentro dos Grupos de Oração. É necessário recordar que não devemos criar outras estruturas dentro das reuniões de intercessão, mas sim darmos mais ênfase a este momento de manifestação dos carismas que já existe, e o qual nos faz mergulhar nas profundezas do coração de Deus e de lá retirar todas as coisas que nos são necessárias ao exercício do nosso ministério, bem como as respostas que o Senhor já nos dá ali mesmo, no momento da intercessão. É através do uso dos carismas que o Senhor vai nos direcionando, respondendo e iluminando as intenções pelas quais oramos, nos dizendo como rezar, a prática espiritual que devemos utilizar, como devemos proceder e qual caminho devemos trilhar. Para isso, é preciso que se fortaleçam em nossas equipes de intercessão o momento do ciclo carismático, na parte do clamor ao Espírito e escuta, seguindo-se da partilha das moções, visualizações, palavras, sentimentos, etc, para em seguida, continuarmos o momento de intercessão já orientado pela prática dos carismas.

Algumas vezes, por nos afastarmos deste trajeto nas reuniões dos MIs de nossos GOs, os nossos intercessores também vão se afastando de sua identidade intercessória, trazendo grandes comprometimentos a sua vida de oração, ao seu serviço e, consequentemente ao seu Grupo de Oração, que estará, então, desguarnecido, por não se escutar a voz de Deus dando direção.  Por isso, é de suma importância que estejamos unidos aos direcionamentos do ministério,  e em contínua vivência dos carismas (cuja identidade carregamos), desde a nossa vida de oração pessoal, até o serviço que exercemos na RCC, na Igreja e no mundo.

Neste ensino, orientamos aos coordenadores estaduais do MI, coordenadores diocesanos de MI e coordenadores dos MIs dos Grupos de Oração, que reproduzam as Oficinas de Carismas dentro das equipes de intercessão de cada GO do Brasil, no intuito de avivarmos os nossos ministérios, deixando que o Espírito Santo gere equipes robustecidas e renovadas pela Sua força. Após a realização das oficinas, direcionamos que seja realizada a reapresentação do itinerário da reunião da equipe de intercessão, com ênfase na prática do ciclo carismático, favorecendo a manifestação dos carismas e a utilização dos mesmos, como instrumentos do Espírito Santo a favor da oração de intercessão!

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão RCC Brasil

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica ? CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

14. Pela libertação e paz do povo Venezuelano;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

INTENÇÕES DO MÊS

·Oremos para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

·Pelos Encontros Estaduais para coordenadores de Grupos de Oração e membros de núcleos de serviço - 08 a 09 de julho, Mato Grosso / 15 e 16 de julho, São Paulo;

·Pelos Congressos Estaduais da RCC ?  08 e 09 de julho, Brasília e Pernambuco / 15 de julho, Paraíba;

·Pelo Encontro Nacional para Pregadores e Formadores que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 21 a 23 de julho de 2023;

·Pela Conferência Nacional do Serviço Brasileiro de comunhão CHARIS, que acontecerá de 28 a 30 de julho na Canção Nova - Cachoeira Paulista (SP).

Fonte: RCCBrasil

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/AO

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.